Sunday 11 April 2021

Evacuação de pacientes em mar 9


EVACUAÇÃO DE PACIENTES EM MAR 9
 Autor: Joselito Fonseca Corrêa CREMESP: 127.281
In: VII Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência ABRAMEDE
 Objetivo 
     Demonstrar nossa experiência técnica na evacuação de navios em mares de classificação 9 na escala de Douglas (com ondas de tamanhos entre 9 e 14 metros) e descrever uma experiência prática em que houve a iminência de evacuação de um navio durante uma tempestade com ondas de 14 metros de altura no Oceano Atlântico Sul.
 Métodos 
Revendo minuciosamente todos os pontos abordados no adestramento técnico de comissões de inspeção naval, avaliamos sua relevância para a segurança da navegação assim como comparamos a factibilidade da teoria em mares com ondas entre 9 e 14 metros (Douglas Scale). 
Resultados 
Descreveremos nosso trabalho enquanto sob a incumbência de Inspetor dos Setores de Saúde dos navios componentes da frota da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do Brasil durante as viagens da Comissão de Inspeção e Assessoria ao Adestramento enfatizando como esses treinamentos são cruciais ao bom desempenho tanto do resgate de feridos quanto da evacuação em alto mar relatando uma experiência real de iminência de evacuação.
Conclusão 
Embora os treinamentos das comissões navais sejam suficientemente técnicos e seus adestramentos bastante efetivos, a experiência real de se estar em um navio oceanográfico de 17 metros de altura por 67 metros de comprimento sujeito a ondas de 14 metros foge bastante do previsto teoricamente. Relatamos as dificuldades encontradas na navegação em mar de nível 9 (Douglas) o qual está geralmente associado a ventos de 89 a 120 Km/hr segundo a escala comparativa de Beaufort.

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 EVACUATION OF PATIENTS AT SEA 9 
 Author: Joselito Fonseca Corrêa CREMESP: 127,281 
In: VII Brazilian Congress of Emergency Medicine ABRAMEDE
Objective 
Demonstrate our technical experience in evacuating ships in 9- scale Douglas-scale seas (with waves of sizes between 9 and 14 meters) and describe a practical experience in which the evacuation of a ship was imminent during a storm with waves of 14 meters high in the South Atlantic Ocean.
Methods 
By thoroughly reviewing all the points covered in the technical training of naval inspection commissions, we assessed its relevance for navigation safety as well as comparing the feasibility of the theory in seas with waves between 9 and 14 meters (Douglas Scale). 
Results 
We will describe our work while under the responsibility of Inspector of the Health Sectors of the ships that are part of the fleet of the Directorate of Hydrography and Navigation of the Brazilian Navy during the voyages of the Dressage Inspection and Advisory Commission, emphasizing how these trainings are crucial to good performance. both the rescue of the wounded and evacuation on the high seas, reporting a real experience of imminent evacuation. 
Conclusion 
Although the training of the naval commissions is sufficiently technical and their training quite effective, the real experience of being in an oceanographic vessel 17 meters high by 67 meters long, subject to waves of 14 meters, is far from what was theoretically predicted. We report the difficulties encountered in navigation at sea level 9 (Douglas) which is generally associated with winds of 89 to 120 km / hr according to the comparative scale of Beaufort.