Friday 10 September 2010

"NA SAÚDE O CORPO É SILÊNCIO" (crônica do cotidiano Life Support)

Uma leve dor muscular (típica dos pilotos de paraglider após dias de vôo) lhe perturbara pela manhã mas fôra logo esquecida após um Paracetamosl de 750mg e o início dos preparativos para mais uma prova do Campeonato Brasileiro de Parapente que já adentrava em seu 5o. dia de competição. Demoraram horas até que uma primeira "ventaca" lhe tirasse do chão e da consequente insolação e desidratação que isso sempre lhe causava. Mas lá estava ele, num "salão" enorme com todo mundo a "bombar!". Estava no "primeiro pelotão" quando começou a sentir-se exaurido. Seus braços mal conseguiam segurar os batoques (devido à dor em seus músculos) naquilo que parecia uma tentativa infinita de pousar com o "parapa". Exausto, foi levado pelo pessoal do resgate ao Hotel onde, assim que possível procurou o "Doc" da DOC Life Support in Adventure Sports. Consulta feita, exames realizados, constatou-se Dengue ao observar-se um exame sorológico específico positivo e uma plaquetopenia (diminuição severa das plaquetas que são fundamentais para a coagulação). O "Doc", apressado por estar preocupado com os outros pilotos, comentou antes de deixar o quarto: -Você teve sorte em não acidentar-se! O vôo requer muita atenção ao piloto e essa adinamia (fraqueza) do Dengue geralmente deixa-o fraco e desconcentrado, principalmente quando está associada a uma desidratação. Além de desidratado você está com 40.000 plaquetas, que são os elementos sanguíneos responsáveis pela coagulação dos sangramentos. Se você tivesse sido vítima de um politrauma (acidente grave) com ferimentos graves, poderia sangrar sem parar até morrer de choque (pressão arterial muito baixa)!
No "briefing" do dia seguinte a DOC Life Support comentou sobre os cuidados básicos: usar repelentes várias vezes ao dia, hidratar-se constante e suficientemente (3 litros por dia!), usar sempre protetor solar (com FPS maior que 50 para as rampas de decolagem) e principalmente... avisar tudo ao "Doc". Até mesmo uma leve dor de cabeça deve ser comunicada pois, se estivessem sem doença, o corpo por sua vez estaria em silêncio (não apresentaria sintomas).
.
(por Dr. Joselito, o "Doc")

Dengue e Conjuntivite Hemorrágica.

Aspecto de uma conjuntivite hemorrágica (em paciente de minha praxis).
A Febre Hemorrágica do Dengue pode manifestar-se exclusivamente através de algum sangramento isolado (na urina, nas fezes, na gengiva, etc) assim como essa conjuntivite com lacrimejamento sanguinolento.
Para ver as publicações mais antigas clique no ítem "OLDER POSTS" logo abaixo.