Thursday 25 December 2008

DOC - Material Institucional

Estatística de acidentes e segurança do vôo Devido à repetição por nós observada das mesmas relações causais nos acidentes que prestamos socorro, nós da DOC, a partir de 2003 desenvolvemos um relatório confidencial interno para melhorar a segurança de vôo. Isto tornou possível a identificação prévia de potenciais riscos e a prevenção precoce de causas de acidentes. Entre os principais fatores observados estão aqueles mesmos que são apresentados pelo Sivuca em seu S.I.V.: trinômio piloto, equipamento e condições de vôo. É necessário ao piloto estar saudável. Segundo a OMS, saúde é um bem estar FÍSICO, PSÍQUICO E SOCIAL portanto, tudo que pode interferir direta ou indiretamente nesse contexto seguramente pode interferir na qualidade técnica do piloto ao voar. Por outro lado,a sensação de omnipotência comum aos bons pilotos pode paradoxalmente gerar um tipo fatal de negligência: o descuido com o equipamento e as condições climáticas. Observamos que pequenos descuidos como o desgaste de linhas e fechos (como o do paraquedas reserva) é causa comum de acidentes potencialmente fatais. Chegamos a solicitar às fábricas algumas mudanças estratégicas nos equipamentos que produziam. Quanto às condições, melhor estudar aerologia, meteorologia ou o que valha pois algo que necessariamente devemos respeitar é a natureza e sua poderosa individualidade. Existem determinados locais nos quais ocorrem costumeiros acidentes devidos a condições específicas do local como rotores, inversões e descendentes residentes. Sempre que estamos presentes solicitamos à organização do evento devida informação aos pilotos, pedimos aos clubes locais para que providenciem informação impressa e quando nos é permitido alertamos em nossas palestras de meeting. Abaixo nosso relatório interno. Relatório Confidencial para Segurança de Vôo Piloto: País de origem: Tipo de ocorrência: Data de ocorrência: Horário de ocorrência: Local de ocorrência: Município: Bairro: Altitude: Coordenadas: Descrição do equipamento: Marca: Modelo: Ano: Selete: Condições do equipamento: Espaço aéreo: ( ) Controlado ( ) Não comtrolado ( ) Condicionado ( ) Outros Condições de vôo: ( ) Boas/adequadas ( ) Regulares ( ) Ruins/Inadequadas Obs.:______________________________________ Pico: Rampa: Vento: ( ) Norte ( ) Sul ( ) outro_____________________ Condições da rampa:___________________________________________________ Condições do Material: GPS: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Auxílio à Navegação: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Velame: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Fios: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Selete: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Costuras: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Paraquedas: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Fecho do paraquedas: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Air bag: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Macacão: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Óculos: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Capacete: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Equipamento de segurança: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente Homologação: ( ) sim ( ) não O paraquedas foi acionado? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não informado Após acionado o paraquedas: ( ) Abriu corretamente ( ) Houve falha na abertura ( ) Não abriu ( ) Não informado. Outros_______________________________________________________________________________________________________________________________________ Falha(s) do(s) tipo(s): ( ) equipamento ( ) condições do tempo ( ) falha humana. Especificações: Falha do equipamento: Condições meteorológicas inadequadas: Falha humana(só pode ser preenchido por médico credenciado DOC): Falha técnica em vôo: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ devido a ou em conseqüência de: ( ) Distúrbio psicológico________________________________ ( ) Doença pregressa___________________________ ( ) Desidratação________________________________ ( ) Sinais/Sintomas durante o vôo_______________________ ( ) Medicação/drogas lícitas em uso_________________________ Desenvolvido por DOC Life Support in Adventure Sports . Cópia não autorizada sem consentimento prévio.