Thursday, 25 December 2008
DOC - Material Institucional
Estatística de acidentes e segurança do vôo
Devido à repetição por nós observada das mesmas relações causais nos acidentes que prestamos socorro, nós da DOC, a partir de 2003 desenvolvemos um relatório confidencial interno para melhorar a segurança de vôo. Isto tornou possível a identificação prévia de potenciais riscos e a prevenção precoce de causas de acidentes. Entre os principais fatores observados estão aqueles mesmos que são apresentados pelo Sivuca em seu S.I.V.: trinômio piloto, equipamento e condições de vôo.
É necessário ao piloto estar saudável. Segundo a OMS, saúde é um bem estar FÍSICO, PSÍQUICO E SOCIAL portanto, tudo que pode interferir direta ou indiretamente nesse contexto seguramente pode interferir na qualidade técnica do piloto ao voar. Por outro lado,a sensação de omnipotência comum aos bons pilotos pode paradoxalmente gerar um tipo fatal de negligência: o descuido com o equipamento e as condições climáticas. Observamos que pequenos descuidos como o desgaste de linhas e fechos (como o do paraquedas reserva) é causa comum de acidentes potencialmente fatais. Chegamos a solicitar às fábricas algumas mudanças estratégicas nos equipamentos que produziam. Quanto às condições, melhor estudar aerologia, meteorologia ou o que valha pois algo que necessariamente devemos respeitar é a natureza e sua poderosa individualidade. Existem determinados locais nos quais ocorrem costumeiros acidentes devidos a condições específicas do local como rotores, inversões e descendentes residentes. Sempre que estamos presentes solicitamos à organização do evento devida informação aos pilotos, pedimos aos clubes locais para que providenciem informação impressa e quando nos é permitido alertamos em nossas palestras de meeting.
Abaixo nosso relatório interno.
Relatório Confidencial para Segurança de Vôo
Piloto:
País de origem:
Tipo de ocorrência:
Data de ocorrência:
Horário de ocorrência:
Local de ocorrência:
Município:
Bairro:
Altitude:
Coordenadas:
Descrição do equipamento:
Marca:
Modelo:
Ano:
Selete:
Condições do equipamento:
Espaço aéreo: ( ) Controlado
( ) Não comtrolado
( ) Condicionado
( ) Outros
Condições de vôo: ( ) Boas/adequadas
( ) Regulares
( ) Ruins/Inadequadas
Obs.:______________________________________
Pico:
Rampa:
Vento: ( ) Norte
( ) Sul
( ) outro_____________________
Condições da rampa:___________________________________________________
Condições do Material:
GPS: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Auxílio à
Navegação: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Velame: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Fios: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Selete: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Costuras: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Paraquedas: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Fecho do paraquedas: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Air bag: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Macacão: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Óculos: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Capacete: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Equipamento
de segurança: ( ) boas ( ) regular ( ) inadequado ( ) inexistente
Homologação: ( ) sim ( ) não
O paraquedas foi acionado? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não informado
Após acionado o
paraquedas: ( ) Abriu corretamente
( ) Houve falha na abertura
( ) Não abriu
( ) Não informado. Outros_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Falha(s) do(s) tipo(s): ( ) equipamento
( ) condições do tempo
( ) falha humana.
Especificações:
Falha do equipamento:
Condições meteorológicas inadequadas:
Falha humana(só pode ser preenchido por médico credenciado DOC):
Falha técnica em vôo: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ devido a ou em conseqüência de:
( ) Distúrbio psicológico________________________________
( ) Doença pregressa___________________________
( ) Desidratação________________________________
( ) Sinais/Sintomas durante o vôo_______________________
( ) Medicação/drogas lícitas em uso_________________________
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